Manutenção elétrica no sistema de reforço dos mananciais pela Vale vai interromper abastecimento de água em Itabira nos dias 27 e 28
Situação do manancial Pureza é crítica desde o início da estiagem
Foto: Filipe Augusto/ Ascom/PMI
Intervenção preventiva afeta fornecimento em toda a cidade em meio à crise hídrica prolongada, uma vez que as chuvas ainda não aliviam a estiagem
A tão aguardada temporada de chuvas ainda não se firmou em Itabira. Segundo previsões do Clima Tempo, até o final de outubro o município deverá registrar apenas pancadas esparsas e de baixa intensidade, com acumulados variando entre 1 mm e 10 mm, principalmente entre os dias 27 e 31.
Embora contribuam para elevar a umidade relativa do ar, reduzir focos de queimadas e amenizar a poeira provocada pela atividade mineradora, esses volumes ainda estão longe de representar chuvas torrenciais capazes de reverter o quadro de estiagem que todos os anos agravam o abastecimento de água na cidade de Itabira.
Intervenção da Vale em rede elétrica afeta reforço hídrico
Não bastando tudo isso, nos dias 27 (segunda-feira) e 28 (terça-feira), o abastecimento de água será temporariamente reduzido na cidade devido a uma manutenção preventiva no sistema elétrico operado pela mineradora Vale para reforçar os sistemas de abastecimento da cidade.
A intervenção inclui limpeza da vegetação próxima aos equipamentos e começa às 7h da segunda-feira e termina às 4h de terça, totalizando 21 horas de paralisação.
Por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, a Vale é responsável por fornecer 160 litros por segundo (l/s) de seus aquíferos ao sistema municipal, o que foi reforçado neste ano com mais 30 l/s, totalizando 190 l/s.
Esse volume representa quase metade da produção hídrica da cidade em períodos sem estiagem.
Com a manutenção, abastecimento será retomado gradualmente
Como o sistema de abastecimento é interligado, a paralisação nesses dias em que haverá a manutenção, pode afetar todos os bairros. A retomada será feita de forma gradativa, inicialmente nos bairros mais baixos. Regiões mais altas podem demorar mais para receber água após essa interrupção no fornecimento.
O Saae reforça que o calendário de racionamento continua em vigor. Para consultar os dias e horários do rodízio, acesse http://www.saaeitabira.com.br ou acompanhe pelo Instagram @saae_itabira.
Recomendações à população
O Saae orienta os moradores a economizar água e manter caixas d’água com capacidade mínima para 24 horas, conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG.
Em caso de interrupção superior a 24 horas, instituições que prestam serviços essenciais podem solicitar abastecimento emergencial, conforme previsto na Resolução nº 132 da Arisb-MG.









