Flitabira 2025 exalta a literatura latino-americana e reafirma a cidade de Drummond como território poético
Em destaque, o escritor e poeta itabirano Daniel Cruz que participa da antologia poética Itabira – Pedra Natal e lança novo livro Espaços Liminares
Foto: Reprodução
Com presença de autoras internacionais e lançamentos de destaque, festival celebra o legado de Drummond e apresenta nova obra de Daniel Cruz Fonseca
Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, Itabira será novamente o epicentro da literatura com a realização do 5º Festival Literário Internacional de Itabira (5º Flitabira).

Com entrada gratuita e sediado na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com ocupação também na avenida Daniel de Grisolia, o evento traz como tema Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo, com uma programação intensa com mesas de debate, lançamentos de livros e encontros entre autores e leitores.
Duas vozes potentes da literatura latino-americana participam desta edição: a cubana Teresa Cárdenas e a argentina Camila Fabbri. Ambas estarão em mesas de debate e lançam seus mais recentes trabalhos no Brasil durante o festival.
Teresa Cárdenas, reconhecida por obras que enfrentam o racismo e iluminam a experiência afrodescendente em Cuba, apresenta seu novo livro infantojuvenil As trapalhadas de Mulo.
A obra, ilustrada por Edson Ikê, é uma fábula divertida e reflexiva sobre discriminação racial e social, marcada por metáforas da condição humana. Cárdenas também é autora de títulos como Cachorro Velho e Cartas para a minha mãe, publicados no Brasil pela editora Pallas.
Já Camila Fabbri também se destaca como dramaturga. Sua escrita revela personagens à beira do colapso emocional, com atenção quase cinematográfica aos detalhes.
Selecionada pela revista britânica Granta como uma das melhores narradoras em espanhol com menos de 35 anos, Fabbri lança no Flitabira dois livros pela Editora Nós: O dia em que apagaram a luz, romance de não-ficção sobre o incêndio na casa de shows República Cromañón.
E, também, lança a coletânea de contos que exploram a selvageria cotidiana com delicadeza e inquietação: Estamos a salvo.

Itabira – Pedra Natal celebra o legado poético de Drummond
No sábado, 1º de novembro, às 19h, o auditório da Biblioteca da FCCDA recebe o lançamento da antologia poética Itabira – Pedra Natal, com uma mesa de debate sobre o tema O Legado Drummondiano: Itabira ainda é a cidade da poesia. Participam Daniel Cruz Fonseca, Marina Ferreira, Pedro Drummond, Luiz Henrique Gurgel e Vanessa Wege.
Organizada por Vanessa Wege, Marina Ferreira e Daniel Cruz Fonseca, a antologia reúne poemas de Carlos Drummond de Andrade e de autores contemporâneos que ressignificam o vínculo com a cidade natal do poeta.
Também estão presentes versos de Manuel Graña Etcheverry e de Pedro Graña Drummond. Os textos transitam entre o íntimo e o coletivo, entre paisagem e memória, revelando Itabira como símbolo da poesia que resiste.
“Itabira volta a pulsar em versos”, afirma a sinopse do livro, que convida o leitor a (re)descobrir o sentido de pertencimento, sonhar e poetizar a partir da terra onde “a serra abraça o céu e as palavras nascem da pedra”.

Daniel Cruz Fonseca lança Espaços Liminares
Além de coorganizador da antologia, o escritor itabirano Daniel Cruz Fonseca apresenta também sua nova obra solo, Espaços Liminares. Inspirado por conceitos da arquitetura, psicologia e filosofia, o livro é uma jornada poética que habita os entre-lugares da existência.

Com versos que oscilam entre crueza e delicadeza, Daniel Cruz constrói pontes de afeto nas margens da dor, da memória e da identidade, convidando o leitor a aceitar o não dito e a girar com o vento, elemento que segundo ele, conecta, sopra e move.
O Flitabira é patrocinado pela Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira, por intermédio da Fundação Cultural Carlos Drummond deAndrade.
Todas as atividades da programação são gratuitas.
Sobre o 5.º Flitabira
O 5.º Flitabira é patrocinado pela Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem apoio da Prefeitura de Itabira.
Com uma programação extensa, para todos os públicos e idades, o 5.º Flitabira promove debates literários, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, prêmio de redação, apresentações musicais e teatrais e oficinas, tudo ao redor de uma imensa e linda livraria. Criou também o “Flitabira da Gente”, dedicado aos empreendedores locais.
Acesse a programação completa aqui: https://flitabira.com.br/programacao-flitabira-2025/
Serviço
5.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 29 de outubro a 2 de novembro, quarta-feira a domingo
Entrada gratuita
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e avenida lateral.
Toda a programação é transmitida online pelo Youtube @flitabira









