Vale informa sobre reforço no abastecimento de água para ajudar Itabira a enfrentar crise hídrica
Rio Tanque, em Itabira: obras de captação estão em curso
Foto: Mariana Almeida/ Reprodução
Empresa já fornece mais de 50% da demanda da cidade e investe no projeto Rio Tanque com capacidade de 600 litros por segundo
A mineradora Vale encaminhou nota de esclarecimento sobre a sua contribuição para Itabira enfrentar a críse hídrica. Segue na íntegra:
“Desde 2020, a Vale vem ampliando sua contribuição no abastecimento de água de Itabira, contribuindo com o fornecimento de 160 litros por segundo de água, (cerca de 40% da demanda da população).
Essa contribuição faz parte de um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, o SAAE e a prefeitura. Esse ano, atendendo a um pedido da Prefeitura de Itabira e do Saae, a empresa passou a fornecer, em média, 15 a 20 litros por segundo adicionais por dia para a Estação de Tratamento de Água (ETA) operada pela autarquia.
Com isso, a Vale está atualmente fornecendo volume correspondente a mais de 50% da demanda da cidade.
É importante destacar que a captação de água da Vale é feita em sub-bacias diferentes daquelas captadas pelo Saae para atender a população de Itabira. Além disso, a empresa mantém um compromisso com a sustentabilidade hídrica, recirculando mais de 80% da água utilizada em seu processo de produção.
Atualmente, está em fase de implantação o Projeto Rio Tanque, pela Vale, que terá capacidade de 600 litros por segundo e será capaz de atender às necessidades da população urbana. Toda a operação e gestão desse projeto ficará sob responsabilidade do Saae, após o término da obra.”









