Itabira realiza encontro para debater sobre aplicação da Política Nacional Aldir Blanc nesta quinta-feira (14)

Foto: Carlos Cruz

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove, nesta quinta-feira (14), às 19h30, o terceiro e último encontro público para definir o direcionamento dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Itabira. A reunião é aberta a artistas, produtores, coletivos e demais agentes culturais. Será realizada no Centro Cultural e marca uma etapa decisiva de escuta e deliberação coletiva.

O encontro é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Tem como objetivo assegurar que os investimentos federais cheguem de forma justa, estratégica e representativa aos diversos territórios, linguagens e iniciativas culturais da cidade.

Segundo a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, o encontro consolida o trabalho construído nas etapas anteriores, quando, nos dois encontros anteriores, foram ouvidas propostas e levantadas demandas que agora serão consolidadas para a elaboração do plano municipal, a ser enviado para o segundo ciclo da Lei Aldir Blanc.

“A etapa final desta quinta-feira será dedicada à validação dessas diretrizes, garantindo que o documento represente as necessidades reais do setor cultural itabirano”, explica a superintendente.

Depois de ouvir e avaliar as propostas nos encontros anteriores, chegou a hora de validar o que será colocado em prática (Foto: Divulgação/Ascom/FCCDA

Saiba mais

A Política Nacional Aldir Blanc foi criada em 2020 como resposta emergencial à crise provocada pela pandemia da COVID-19, que paralisou atividades culturais em todo o país. Inicialmente sancionada como Lei nº 14.017/2020, a medida homenageia o compositor e escritor Aldir Blanc, falecido naquele ano.

Teve como objetivo principal apoiar financeiramente trabalhadores da cultura e espaços culturais em situação de vulnerabilidade. Em 2022, a iniciativa foi ampliada e transformada em política pública permanente com a sanção da Lei nº 14.399, que instituiu a PNAB.

A nova legislação prevê o repasse anual de R$ 3 bilhões da União para estados e municípios até 2027, fortalecendo o Sistema Nacional de Cultura e promovendo ações estruturantes, inclusivas e sustentáveis.

A PNAB representa um marco histórico para o setor cultural brasileiro, ao garantir recursos contínuos e fomentar a democratização do acesso à cultura, a valorização da diversidade artística e o fortalecimento da gestão compartilhada entre poder público e sociedade civil.

Em Itabira, assim como em todo o país, a construção do plano municipal depende da participação ativa da comunidade artística, que pode contribuir diretamente para a definição das prioridades e estratégias de aplicação dos recursos.

A reunião desta quinta-feira é, portanto, uma oportunidade fundamental para consolidar diretrizes que reflitam as reais demandas do setor cultural local, promovendo mais diálogo, inclusão e representatividade.

Serviço

Data: Quinta-feira, 14 de agosto

Horário: 19h30

Local: Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

 

 

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *