Ministro André Mendonça, do STF, e outros convidados especiais participam, em agosto, da I Jornada Jurídica de Itabira, promovida pelo Metabase e pela OAB local

Imagem: Divulgação

Especialistas em direito vão debater a legislação minerária, ambiental e trabalhista

Nos dias 4 e 5 de agosto, Itabira será palco da I Jornada Jurídica, evento promovido pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região em parceria com a 52ª subseção da OAB-Itabira-MG. A programação ocorrerá durante o período noturno, de 18h às 22h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, reunindo autoridades do mundo jurídico, estudantes, advogados, políticos e cidadãos interessados em temas centrais para a realidade mineradora de Itabira e da região.

“A Jornada Jurídica abordará temas relevantes como direito do trabalho, direito ambiental, direito minerário e mineração sustentável”, relaciona o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira.

Segundo ele, um dos focos será a análise da legislação trabalhista após os grandes rompimentos de barragens em Minas Gerais, que geraram mudanças na fiscalização, nas práticas jurídicas e nas relações de trabalho.

Esse contexto será explorado por juristas renomados, com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre seus direitos e deveres diante dos impactos socioambientais da mineração.

André Viana, presidente do Metabase: defesa da mineração sustentavel e socialmente responsável

Mineração circular como alternativa sustentável

Outros pontos altos da programação serão a apresentação do conceito de mineração circular, prática que visa o reaproveitamento de rejeitos com maior teor de ferro – e também dos demais componentes para a construção civil, pavimentação de estradas, entre outras aplicações.

Os processos de descaracterização de barragens, promovendo segurança, sustentabilidade e geração de valor, além da recirculação de água utilizada no processo de concentração de minério de ferro, serão também pautas do evento.

Para André Viana, a Jornada Jurídica será uma importante contribuição, essencial para incluir o debate ambiental na pauta jurídica da cidade. “Uma das armas para que as conquistas sejam alcançadas é o conhecimento, é o letramento, é o entendimento sobre as novas formas de trabalho, o mundo do trabalho”, salienta.

Presenças confirmadas

Entre os palestrantes com presença confirmada está o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, também integrante do Tribunal Superior Eleitoral, que discutirá a liderança no ambiente de trabalho e os caminhos para o trabalho decente.

Outros nomes confirmados são: Dr. Sérgio Leonardo, ex-presidente da OAB-MG e procurador-geral da OAB Nacional; Dr. Gustavo Chalfun, presidente da OAB-MG, ex-presidente da CAAMG, professor de Direito Processual Civil e presidente do Conselho Deliberativo da FESUL.

E mais Dra. Carolina Quinelato, advogada, conselheira da subseção da OAB Londrina (PR); Dr. Eduardo Couto, membro do Conselho de Direito Minerário da OAB; Dr. Rafael Grassi, especialista em direito do trabalho; Dr. Aquine Lato, jurista do Paraná; Dra. Patrícia Freitas, presidente da OAB-MG; e Dr. André Teixeira, professor da Fundação Dom Cabral, ex-diretor de Relações Trabalhistas do grupo Vale.

Compromisso com a cidadania e solidariedade
Patícia Freitas, presidente da OAB-Itabira

A presidente da OAB-MG, a advogada Patrícia Freitas, celebra a parceria com o Metabase e destaca o papel da Ordem na construção de uma sociedade mais consciente e justa.

“A OAB sempre teve papel de destaque nos debates jurídicos nacionais, na vanguarda constitucional como um instrumento democrático de direito”, disse ela, reforçando o engajamento da instituição com as lutas sociais, políticas e jurídicas de relevância no país

A Jornada Jurídica terá caráter solidário: a inscrição será feita mediante doação de alimentos. As vagas são limitadas e há expectativa de alta procura de advogados, trabalhadores, estudantes de direito e demais pessoas interessadas nesses temas.

A proposta é democratizar o acesso ao conhecimento jurídico e aproximar a população dos temas jurídicos que afetam diretamente o cotidiano das pessoas e das cidades mineradas, como é o caso de Itabira, a primeira a ter um empreendimento minerador em larga escala, com a criação da Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale S.A, em 1942.

As vagas são limitadas, e as inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo QR Code abaixo, ou no site: https://forms.gle/ZbZLDWL3uoKqsWo27

Divulgação

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *