Implantação da adutora do Rio Tanque avança e interdita, temporariamente, acesso à comunidade rural dos Gomes por estrada vicinal

Foto: Studio Lut

Segurança de moradores e trabalhadores é prioridade, diz a Vale; via será liberada nos fins de semana

A mineradora Vale, por meio do consórcio responsável pela execução do projeto Rio Tanque, iniciou uma nova etapa das obras da adutora que levará água captada no Rio Tanque até a futura Estação de Tratamento de Água (ETA), a ser instalada na região da Pousada do Pinheiro, bairro Campestre.

A tubulação, já em fase de instalação nas imediações do ponto de captação, avança em direção à comunidade rural dos Gomes, em Itabira.

Para garantir a segurança durante a execução dos trabalhos, será necessário interditar, a partir da próxima segunda-feira (14), um trecho de 3,4 quilômetros da estrada vicinal que dá acesso à comunidade.

A interdição ocorrerá de segunda a sexta-feira, com liberação da via aos sábados e domingos. Em parceria com a Transita, serão implantadas sinalizações e ações informativas para orientar os moradores sobre as alterações no tráfego.

As obras nessa estrada devem se estender por aproximadamente sete meses. Durante esse período, o acesso à comunidade de Gomes pode ser feito pelas rotas alternativas que passam pelas localidades de Machado e Baú Simão.

A Vale solicita a compreensão da população e reforça que a medida é essencial para preservar a integridade de todos os envolvidos.

Saiba mais

O projeto Rio Tanque inclui a construção de um sistema de captação de água e uma nova Estação de Tratamento, com capacidade para captar  600 litros por segundo (l/s), 200 l/s acima da atual demanda, que é de cerca de 400 l/s atualmente consumidos pela população de Itabira.

Iniciado em março, o projeto envolve uma série de frentes de trabalho além da adutora de 25 quilômetros. Estão ainda em andamento serviços de topografia, sondagens, supressão vegetal, terraplanagem e montagem dos canteiros.

Para minimizar impactos, informa a mineradora, estão sendo adotadas medidas ambientais como a umectação das vias ao longo do traçado da obra.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *