Com cursos gratuitos, estudantes do Senac em Itabira ganham reforço com recursos que tornam a aprendizagem mais ativa, colaborativa e conectada ao mercado
Foto: Genilton Elias/ Divugação
A modernização coloca Itabira como referência na qualificação profissional em Minas Gerais
O Senac em Itabira, vinculado ao Sistema Fecomércio MG, entregou à comunidade quatro ambientes pedagógicos de última geração que prometem transformar a jornada educacional de centenas de estudantes. Com as novas estruturas de aprendizagem profissional, mais de 500 estudantes serão diretamente beneficiados com novos ambientes que unem tecnologia, inovação e aplicação prática em cursos gratuitos.
A inauguração dos novos espaços (Sala Maker, Sala de Inovação e Laboratórios de Estética e Saúde) foi realizada no dia 2 de julho, com a participação de docentes, alunos e gestores em um tour técnico pelas novas instalações.
As novas estruturas atendem diretamente ao modelo pedagógico do Senac, implantado nacionalmente desde 2013, que rompe com métodos tradicionais e prioriza o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais conectadas com as exigências reais do mercado de trabalho.
Até o fim do ano, os estudantes matriculados em cursos técnicosterão contato com os novos ambientes, todos eles gratuitos e voltados à qualificação profissional de alta relevância.
Novos espaços de aprendizagem
O Laboratório de Saúde é equipado com tecnologia de ponta para simular ambientes hospitalares reais. Conta com recursos como óculos de realidade aumentada, manequins interativos de alta fidelidade e que simulam respiração, frequência cardíaca, sangramento, convulsões e até parada cardiorrespiratória. O Senac é pioneiro em Minas a utilizar esse simulador em cursos gratuitos.
No Laboratório de Estética estão instalados, em um ambiente climatizado e com estrutura ergonômica, equipamentos modernos para procedimentos não invasivos como peeling ultrassônico, radiofrequência, fototerapia e microagulhamento. O ambiente é voltado a práticas faciais e corporais, como drenagem linfática, massagem relaxante e modeladora.
Já a Sala Maker, destinada aos cursos de Tecnologia da Informação, permite que os alunos “coloquem a mão na massa” com impressoras 3D, kits de robótica e estações para montagem e manutenção de computadores, aplicando conceitos teóricos em atividades práticas e criativas.
Na Sala de Inovação o estudante conta com espaço moderno para criação e prototipagem colaborativa. Com recursos digitais e monitor interativo, os estudantes trabalham em equipe para construir soluções completas, partindo da ideia para o resultado prático.
Compromisso com o futuro
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, presente na solenidade de entrega dos novos equipamentos e infraestrutura de aprendizagem em Itabira, reforça que a iniciativa é parte de um esforço estadual para revolucionar a educação profissional:
“Com 79 anos de história, o Senac sempre esteve na vanguarda da educação prática. Nossos alunos terão acesso às ferramentas mais inovadoras do mercado e sairão prontos para transformar empresas e comunidades. Esse compromisso está na nossa essência”, assegura.
A entrega do novo espaço de aprendizagem em Itabira faz parte de uma grande ação de modernização promovida pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), que investiu mais de R$ 56 milhões em 2024 e 2025 para a aquisição de mais de 8 mil itens pedagógicos de última geração.
Em todo estado, a ação vai impactar gratuitamente cerca de 100 mil estudantes. O objetivo é fortalecer a capacitação, a competitividade profissional e o desenvolvimento econômico local e regional.
Sobre o Senac Itabira
Presente na cidade desde 2003, o Senac possui uma infraestrutura completa para atender Itabira e municípios vizinhos, oferecendo cursos técnicos, ágeis, MBA e programas de aprendizagem comercial.
Segundo o diretor do Senac em Itabira, Marcus Gava, essas melhorias reforçam o diferencial do Senac, que está em seu Modelo Pedagógico, implantado nacionalmente desde 2013. “A proposta rompe com o ensino tradicional e tem como foco o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais totalmente conectadas com o que o mercado de trabalho vai demandar dos profissionais hoje e no futuro”.
O Senac em Itabira está localizado na praça Doutor Acrisio Alvarenga, nº 7, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3067-4050 ou (31) 3057-8600 (WhatsApp estadual).