Itabira recebe o espetáculo “Vincent, Um Solo de Amor” neste sábado (12), às 20h, no teatro da FCCDA

Apresentação integra a programação do 51º Festival de Inverno de Itabira

Foto: Luiz Paulo de Morais/
Divulgação

O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, segue com sua programação em Itabira, com o espetáculo Vincent, Um Solo de Amor. Estrelado por Jefferson da Fonseca a montagem inspira reflexão sobre saúde mental, espiritualidade e liberdade criativa a partir das cartas de Vincent van Gogh.

A peça integra o 51º Festival de Inverno de Itabira e terá única apresentação no dia 12 de julho, sábado, às 20h, no Teatro do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, com entrada gratuita.

Essa edição do Teatro em Movimento em Itabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Prefeitura de Itabira e  Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

O espetáculo Vincent, Um Solo de Amor completa 30 anos de trajetória em 2025, reafirmando sua relevância como uma das mais sensíveis e consistentes montagens do teatro brasileiro contemporâneo. Inspirada nas cartas escritas por Vincent van Gogh a seu irmão Theo, a obra convida o público a mergulhar nos pensamentos e emoções do pintor holandês, revelando com lirismo temas como saúde mental, marginalização, espiritualidade e a busca por liberdade criativa.

Com atuação e direção de Jefferson da Fonseca, o monólogo tem emocionado plateias desde sua estreia em 1995. O espetáculo evita o caminho de uma biografia tradicional e propõe, ao invés disso, uma experiência sensível, profunda e estética , onde palavra, silêncio e presença se entrelaçam com poesia. A iluminação, assinada por Cássio Pinheiro, contribui para a atmosfera íntima e expressiva da cena, acentuando o universo subjetivo do protagonista.

Mais do que revisitar a trajetória de um gênio das artes plásticas, Vincent, Um Solo de Amor propõe um diálogo com o tempo presente, tratando de questões humanas universais e urgentes. Em um momento em que o cuidado com a saúde emocional se torna cada vez mais necessário, o espetáculo promove a escuta, o acolhimento e a empatia por meio da linguagem teatral. “Vincent, Um Solo de Amor” é uma produção da Querida Companhia.

Serviço

Vincent, um solo de amor

Data: 12/07/2025, sábado

Horário: 20h

Local: Teatro do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira

Ingressos: Entrada gratuita. Sujeito a lotação.

Informações: @teatroemmovimento

Redes sociais Teatro Em Movimento: 

Instagram: https://www.instagram.com/teatroemmovimento

Facebook: https://www.facebook.com/teatroemmovimento

Youtube: www.youtube.com/teatroemmovimento

Twitter: www.twitter.com/teatroemmov

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Teatro em Movimento

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 22 anos, em 2023, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios.

Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 269 repertórios, que somam mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 400.888 pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *