Livro “A gente é que sabe” retrata moradores de Antônio Dias

Fotos: Teuller Morais/
Divulgação


Publicação reúne fotografias, relatos e textos da comunidade em uma extensão da exposição homônima do projeto  

A vizinha cidade de Antônio Dias agora conta com uma fotobiografia que revela o cotidiano da comunidade: o livro A gente é que sabe. A publicação é de autoria do projeto artBEM e uma extensão da exposição de mesmo nome realizada em maio de 2023, em Antônio Dias. A publicação valoriza a memória, a oralidade e a presença dos povos e territórios tradicionais, como forma de resistência e afirmação cultural.

A obra foi lançada no sábado (14), no Casarão Cultural Manuel de Barros, no Centro de Antônio Dias, com a presença das pessoas retratadas no livro e seus familiares, autoridades municipais e equipe do projeto.

Páginas do livro A gente que sabe

O livro A gente é que sabe reúne retratos de moradores da cidade em seus contextos cotidianos, incluindo objetos de trabalho, arte e fé, capturados em locais simbólicos da região. A obra também apresenta textos de quatro mulheres – Lindaura, Terezinha, Graça e Margarida – baseados em conversas gravadas e posteriormente editadas com a colaboração de familiares.

“Depois do impacto causado pela riqueza visual e memorial da exposição A gente é que sabe, o livro desdobra a mostra tornando-a um documentário perene da memória das pessoas retratadas, assim como de Antônio Dias.

O projeto valoriza o encontro entre os participantes e a equipe, por meio de um processo que respeitou a oralidade, mantendo a essência de cada um”, detalha Anaís Della Croce, que ao lado de Gabriel Murilo, dirigem a Aventura Produtora, responsável pelo projeto artBEM.

“Contar histórias é erguer pontes entre gerações, entre tempos, entre mundos. E este livro é uma dessas pontes – feita de vozes, de imagens e de presença. Um testemunho vivo da força que há em recordar e transmitir”, pondera a professora Delvânia Lorena de Souza.

Segundo Filipe Lampejo, diretor criativo da Aventura e organizador do livro, a obra é feita de encontros com moradores e moradoras de diferentes distritos, comunidades e povoados de Antônio Dias.

“Esses encontros, sempre afetuosos, mostravam a riqueza das histórias de vida dos habitantes da região, e também a luta e a resistência. Fazer esse livro foi passar um tempo olhando os retratos e buscando ali o que só eles sabem”, conta.

Um jornal feito pela comunidade

A segunda edição do Jornal de Antônio é lançada na vizinha cidade por meio do projeto artBEM 

Com periodicidade semestral, o Jornal de Antônio é mais uma publicação do projeto artBEM que valoriza a comunidade e a cultura de Antônio Dias.

Produzida pelos moradores do município, a segunda edição do jornal já circula na cidade e é distribuída gratuitamente. Traz poesias, causos, receitas, cruzadinha, entrevista e muitas histórias feitas pelas pessoas da cidade.

Pela primeira vez, Larissa Souza Silva, de 16 anos, teve a oportunidade de publicar a sua história em quadrinhos em um jornal com o lançamento da segunda edição do Jornal de Antônio.

“Ser quadrinista é, segundo as próprias palavras da Larissa, ‘o sonho da sua vida’. Diante disso, incentivei-a a revisar e aprimorar um dos trabalhos já prontos. A expectativa agora é que sua produção alcance novos públicos e seja mais um passo em direção à realização de seu sonho”, conta Helena Oliveira, professora da Larissa na Escola Estadual Professor Letro.

“Esse trabalho reafirma a importância da escuta sensível e do incentivo contínuo aos talentos que cada aluno traz consigo, sobretudo aqueles atendidos na Educação Especial, mostrando que, com apoio e acolhimento, é possível desenvolver habilidades e fortalecer sonhos”, afirma.

Comunidade participa do lançamento do livro A gente que sabe

Apoio e patrocínio

O projeto artBEM é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Bemisa, e Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo. Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *