Festival de Inverno de Itabira chega à 51ª edição celebrando a cultura como território de afeto, crítica e resistência. Nação Zumbi vem aí
Foto: Reprodução/ Instagram
Entre os dias 4 e 20 de julho, como já é tradição há 52 anos, Itabira se transforma em um efervescente polo cultural com a realização do 51º Festival de Inverno, um dos mais tradicionais eventos artísticos de Minas Gerais.
Serão 17 dias de festival com uma programação feita para deixar o frio apenas no termômetro. No teatro da FCCDA, na concha acústica Norberto Martins, nas ruas, praças e parques da cidade, o calor vibrante da cultura vai aquecer corpos e corações neste inverno intenso.
A programação musical já começa a dar o tom do que promete ser uma edição histórica, reunindo nomes consagrados da música brasileira que carregam em suas trajetórias o peso da inovação, da resistência e da poesia sonora.
Com produção da FCCDA e realização da Prefeitura de Itabira, o festival se consolida como um dos maiores de Minas Gerais, mesclando tradição e renovação, valorizando a arte popular e levando a cultura aonde o povo está.
Palco de gigantes: música com identidade e afeto

A programação musical deste ano não economiza em arte e curtição, a começar pelos quatro nomes já confirmados, que prometem noites memoráveis. A começar com o grande show da Nação Zumbi, no sábado (5). Referência do Manguebeat, a banda pernambucana transformou a música brasileira nos anos 90 ao fundir maracatu, rock e crítica social. Segue viva e pulsante, agora sob os vocais de Jorge Du Peixe, mantendo o fio visceral entre batida e pensamento. Imperdível.
O eterno Lô Borges brindará os itabiranos e visitantes no domingo (6). Borges é um dos pilares do Clube da Esquina, um local belorizontino de encontro entre Minas e o mundo por meio da música, traduzida em harmonias sofisticadas e letras que atravessam décadas. Sua presença em Itabira é retorno e celebração.

O revolucionário Lenine incendiará o inverno itabirano na noite de sexta-feira (11). Cantor, compositor e produtor, Lenine é um alquimista de sons e sentidos. O público poderá curtir suas músicas que mesclam ecologia, afetos urbanos e tensões sociais, com um repertório que é, ao mesmo tempo, suave e provocador.
O sempre inovador Pato Fu se encarrega de esquentar o festival com muita música ligeira, no domingo (20). Ícones da criatividade pop mineira, Fernanda Takai e John Ulhoa, em seus shows, apresentam canções que misturam doçura e experimentação. O grupo carrega uma das discografias mais inventivas do país – e segue reinventando o som de ser brasileiro.

Teatro que expande: menos clichê, mais mundo
A programação teatral, que será divulgada em breve, promete repetir – e superar – a excelência de edições do passado, quando vinham a Itabira nomes consagrados do teatro nacional, como Paulo Autran, Tônia Carrero, e tantos outros que aqui encenaram e encantaram o público.
É assim que o festival terá espetáculos teatrais com curadoria sensível e cuidadosa, que valorizem abordagens estéticas potentes e narrativas relevantes, sem piadinhas de mau gosto e preconceituosas.
Em tempos de humor superficial e piadas que recorrem a estereótipos fáceis, é fundamental afirmar que riso bom não é o que humilha, e sim o que nos reconhece como humanos complexos, ímpares, múltiplos.
Como cultura em movimento, é assim que o festival também aposta no caráter formativo e colaborativo, oferecendo uma ampla agenda de oficinas, rodas de conversa, espetáculos de rua, intervenções urbanas, lançamentos literários e atividades para todas as idades.
Mais do que um evento, o Festival de Inverno de Itabira é também uma convocação à sensibilidade para viver o tempo da arte, com “a espinha ereta, a mente quieta e o coração tranquilo”, como já dizia o eterno Walter Franco (1945-2019), um dos compositores mais ousados e inovadores da nossa música, um verdadeiro representante da vanguarda paulistana, que infelizmente não se apresentou na terra de Drummond, mas cuja música pode estar presente no repertório já agendado para este ano.
A programação completa será anunciada em breve. Enquanto isso, acompanhe as redes da @fccda e da @prefeitura_itabira.
https://www.instagram.com/reel/DLCg2dOOuSj/?igsh=OWk5eWhnOWplZGl1
#FestivalDeInvernoDeItabira #ItabiraÉCultura #VemProFestival #Cultura #Itabira