Francisco – o papa que sorriu para o mundo
Papa Francisco recebe livro de charges e caricaturas entregue por dom Odilo Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Exposição O Papa Sorriu une arte e fé ao retratar Francisco com traços de afeto e bom humor
Na última segunda-feira, dia 21 de abril, foi veiculada a triste notícia sobre a morte do papa Francisco.
Em 2014, o jornalista, cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro, o JAL, quis homenageá-lo e organizou a exposição O Papa Sorriu, que reuniu desenhos de cartunistas brasileiros e estrangeiros que retrataram o primeiro papa latino-americano.

E por meio da Cúria Metropolitana de São Paulo, a homenagem chegou até ele, em Roma, em formato de livro com os cartuns que fizeram parte da exposição. E ele sorriu mesmo! Pois sempre foi assim, bem-humorado.
Com as obras expostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo, essa foi a primeira vez na história que houve uma exposição de caricaturas de um papa. Isso demonstra que esse realmente foi um papa que fez a diferença para o mundo.
A exposição virtual, que foi atualizada com novos cartuns, está disponível no Blog HQMIX

Sobre o jornalista e cartunista
José Alberto Lovetro, o JAL, é jornalista, cartunista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.
Criador do Prêmio HQMIX, organizou mais de 150 exposições e salões de humor, além de ser premiado pelo Jornal Asahi Shimbun (Japão) como cartunista e ter recebido o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos por sua atuação na campanha Diretas Já em 1984.
