Flores & Filmes Tribais anuncia novos projetos culturais gratuitos em celebração ao Dia dos Povos Indígenas

No destaque, os produtores Ana Maria Kariri e Régis Kamaiurá 

Foto: Divulgação

Neste sábado (19), Dia dos Povos Indígenas, a produtora cultural Flores & Filmes Tribais reforça seu compromisso com a valorização das culturas originárias do Brasil ao anunciar dois grandes projetos culturais gratuitos previstos para 2025.

As Lendas do Reino de Tupã será um espetáculo teatral multimídia que levará ao palco histórias de diferentes etnias indígenas brasileiras. Com projeções audiovisuais cenográficas em telão de LED, a peça propõe uma experiência sensorial e educativa para o público infanto-juvenil, conectando gerações às tradições ancestrais. O espetáculo será apresentado nas arenas culturais da zona oeste do Rio de Janeiro.

Outro destaque é o Festival Cine Pindorama – Cinema Indígena Itinerante, que ocorrerá em 9 de agosto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, em parceria com a Funai no Museu dos Povos Indígenas. O festival promoverá exibições gratuitas de filmes contemporâneos de cineastas indígenas, além de rodas de conversa e vivências culturais, ampliando o acesso e o protagonismo indígena no audiovisual.

Sobre a Flores & Filmes Tribais

A produtora Flores & Filmes Tribais é conduzida por Régis Kamaiurá, artista do Amazonas, editor audiovisual e fundador do Coletivo Indivisual, e por Ana Maria Kariri, multiartista e curadora premiada da Paraíba, líder do Coletivo Tuxáua. Juntos, eles lideram iniciativas que unem arte e ancestralidade, com foco na formação técnica de artistas e profissionais da cultura.

Régis Kamaiurá destaca:
“Esse é um momento de reafirmação da existência de nossos parentes, das nossas vozes e das nossas histórias. Flores & Filmes Tribais atua nesse desejo de florescer nossas memórias, nossos filmes, nossa cultura brasileira – a partir de nossas próprias lentes.”

Ana Maria Kariri acrescenta:
“Precisamos promover o protagonismo indígena também no campo artístico técnico, com a profissionalização de artistas (atores/músicos/dançarinos/pintores) e a formação de técnicos da cultura (produtores/fotógrafos/editores/cenógrafos). Convidamos apoiadores, parceiros culturais e instituições a fortalecerem essa jornada coletiva.”

Desde 2020, a produtora realiza o projeto permanente Cineclube Cine Abacaxi, com exibições itinerantes pelo Brasil, reafirmando o papel da autoria indígena na diversidade cultural brasileira. Os projetos contam com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), reforçando o protagonismo dos povos originários nas artes e na cultura do país.

Dessa forma, a Flores & Filmes Tribais se afirma como um espaço de arte, informação e entretenimento, onde o encontro entre a ancestralidade e o futuro ganha vida por meio das narrativas culturais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *