Exposição na Biblioteca Pública Estadual celebra o acervo cultural jornalístico mineiro; “O Cometa Itabirano” é um dos destaques
“Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo” expõe 30 peças entre jornais, revistas e recortes até o dia 12 de maio
Foto: Edwaldo Cordeiro/ Divulgação)
Exemplares de “O Cometa Itabirano” estão entre as peças apresentadas na mostra
A exposição “Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo”, em cartaz na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual até 12 de maio, é um convite para explorar a rica história da imprensa mineira e sua contribuição para a literatura brasileira.
Com 30 peças cuidadosamente selecionadas, entre jornais, revistas e recortes, a mostra reforça o papel central dos periódicos na preservação da memória cultural e na promoção de grandes nomes da poesia, como Manuel Bandeira, Hélio Pellegrino, Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade.
Dentre as publicações em destaque, estão preciosidades como a Revista Acadêmica (1922), a Revista Verde (1928) e o Suplemento Literário (com edições recentes de 2017).
Conciliação com a terra natal
Particular atenção é dada ao jornal O Cometa Itabirano (1979), que se destacou por estabelecer um diálogo único com Carlos Drummond de Andrade, ajudando a estreitar os laços do poeta com sua terra natal, Itabira.
Em suas páginas, Drummond encontrou um espaço de profunda acolhida para sua obra e sua memória, com a publicação de textos inéditos, entre eles os marcantes Lira Itabirana e O Maior Trem do Mundo.
A importância de O Cometa Itabirano vai além da divulgação dos textos do poeta: o jornal construiu uma narrativa de celebração da obra de Drummond, fazendo-o refletir sobre sua própria identidade.
“Com tantas referências elogiosas, chego a pensar que sou uma invenção do Cometa”, chegou a afirmar o poeta, em reconhecimento à influência e carinho transmitidos por seus conterrâneos por intermédio do periódico.
Rico acervo
A exposição também se insere no contexto das celebrações do Dia Nacional da Poesia (14 de março) e do Dia Mundial da Poesia (21 de março), integrando o 7º Beagá Psiu Poético 2025 – Festival de Arte Contemporânea.
Para Alessandra Soraya Gino Lima, coordenadora da Hemeroteca Histórica, a mostra é uma oportunidade única de revelar ao público a riqueza do acervo e sua relevância histórica: “O papel da imprensa na literatura mineira é inegável. Esta exposição nos conecta às vozes e memórias dos poetas que moldaram nosso patrimônio literário.”
Sobre a Hemeroteca Histórica
Parte do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual, a Hemeroteca é um repositório inestimável de mais de 1.200 títulos de jornais e quase 600 de revistas, que datam desde o século XIX.
Esse vasto acervo documenta não apenas o curso da história mineira, mas também os contextos nacional e internacional, tornando-se uma ferramenta essencial para pesquisadores e para a preservação da memória cultural do Brasil.
Serviço
“Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo”
Quando: Até 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, nº 21, 3º andar)
Entrada gratuita
Boa tarde. Gostaria se possível receber fotos do bairro Caminho Novo (Major Lage de Baixo) na década de 70. É possível? Obrigado.
Infelizmente, não dispomos dessas fotos. Bom dia