Exposição na Biblioteca Pública Estadual celebra o acervo cultural jornalístico mineiro; “O Cometa Itabirano” é um dos destaques
“Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo” expõe 30 peças entre jornais, revistas e recortes até o dia 12 de maio
Foto: Edwaldo Cordeiro/ Divulgação)
Exemplares de “O Cometa Itabirano” estão entre as peças apresentadas na mostra
A exposição “Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo”, em cartaz na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual até 12 de maio, é um convite para explorar a rica história da imprensa mineira e sua contribuição para a literatura brasileira.
Com 30 peças cuidadosamente selecionadas, entre jornais, revistas e recortes, a mostra reforça o papel central dos periódicos na preservação da memória cultural e na promoção de grandes nomes da poesia, como Manuel Bandeira, Hélio Pellegrino, Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade.
Dentre as publicações em destaque, estão preciosidades como a Revista Acadêmica (1922), a Revista Verde (1928) e o Suplemento Literário (com edições recentes de 2017).
Conciliação com a terra natal
Particular atenção é dada ao jornal O Cometa Itabirano (1979), que se destacou por estabelecer um diálogo único com Carlos Drummond de Andrade, ajudando a estreitar os laços do poeta com sua terra natal, Itabira.
Em suas páginas, Drummond encontrou um espaço de profunda acolhida para sua obra e sua memória, com a publicação de textos inéditos, entre eles os marcantes Lira Itabirana e O Maior Trem do Mundo.
A importância de O Cometa Itabirano vai além da divulgação dos textos do poeta: o jornal construiu uma narrativa de celebração da obra de Drummond, fazendo-o refletir sobre sua própria identidade.
“Com tantas referências elogiosas, chego a pensar que sou uma invenção do Cometa”, chegou a afirmar o poeta, em reconhecimento à influência e carinho transmitidos por seus conterrâneos por intermédio do periódico.
Rico acervo
A exposição também se insere no contexto das celebrações do Dia Nacional da Poesia (14 de março) e do Dia Mundial da Poesia (21 de março), integrando o 7º Beagá Psiu Poético 2025 – Festival de Arte Contemporânea.
Para Alessandra Soraya Gino Lima, coordenadora da Hemeroteca Histórica, a mostra é uma oportunidade única de revelar ao público a riqueza do acervo e sua relevância histórica: “O papel da imprensa na literatura mineira é inegável. Esta exposição nos conecta às vozes e memórias dos poetas que moldaram nosso patrimônio literário.”
Sobre a Hemeroteca Histórica
Parte do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual, a Hemeroteca é um repositório inestimável de mais de 1.200 títulos de jornais e quase 600 de revistas, que datam desde o século XIX.
Esse vasto acervo documenta não apenas o curso da história mineira, mas também os contextos nacional e internacional, tornando-se uma ferramenta essencial para pesquisadores e para a preservação da memória cultural do Brasil.
Serviço
“Psiu, aqui tem poesia: revistas e jornais no tempo”
Quando: Até 12 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, nº 21, 3º andar)
Entrada gratuita