Prefeitura de Itabira planeja desapropriar prédio da Pousada do Pinheiro para virar Hotel Escola do Senac
Fotos: Carlos Cruz
Como parte do projeto de revitalização de espaços ociosos em Itabira, a Prefeitura de Itabira planeja a aquisição do prédio do antigo hotel Pousada do Pinheiro, que depois virou faculdade e hoje está desativado e abandonado.
Em resposta à pergunta sobre o destino desse patrimônio, na coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (26) na sala de reuniões do restaurado Paço Municipal Juscelino Kubitschek, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) adiantou que há planos em andamento.
“Teremos, em janeiro, a visita do presidente da Fecomércio, quando apresentaremos a nossa proposta de transformar esse patrimônio hoje abandonado em um hotel-escola do Senac”, informou o prefeito.
À frente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – e do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc MG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac MG), está o empresário Nadim Elias Donato Filho, que fica no cargo até agosto de 2026. Ele é aguardado em Itabira com grande expectativa.
Capacitação
Marco Antônio destacou a importância de um hotel-escola em Itabira como mais um meio de preparar cada vez mais a cidade para o turismo, mencionando a necessidade de capacitação de mão de obra em setores como gastronomia e hotelaria.
“Itabira se prepara para ser uma cidade turística, mas enfrentamos um grave problema de falta de capacitação de mão de obra nesses setores”, ressaltou.
O prédio, que acumula uma dívida significativa de IPTU, está para ser adquirido pela Prefeitura de Itabira.
“A ideia é negociar a desapropriação do imóvel, deduzindo o valor da dívida de IPTU, que já ultrapassa R$ 6 milhões, para que possamos construir um hotel-escola voltado à formação em gastronomia, hotelaria e outras áreas relacionadas ao turismo”, projeta o prefeito.
Excelente ideia!! Os hotéis escola do Senac são incríveis! Oxalá consigam realizar esse empreendimento. Nos hospedamos no da Ilha do Boi, em Vitória, e foi muitíssimo agradável. Itabira e região serão beneficiadas e o retorno será positivo para todos.
Magnífica ideia , lugar maravilhoso , vista dinâmica ,próximo já existe Casa De Drumond, Memória , concha acústica .