José Carlos Dias: uma vida dedicada à luta pela Liberdade e Direitos Humanos”
Foto:
Livro sobre advogado José Carlos Dias conta 64 anos de luta pela liberdade e pelos direitos humanos
O advogado criminalista José Carlos Dias, que foi ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso e integrou a Comissão Nacional da Verdade nos anos da presidência de Dilma Rousseff, terá sua biografia Democracia e liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos lançada no próximo dia 12 de dezembro, às 19h, na Pasquale Cantina, em São Paulo.
A obra começou a ser escrita pelo jornalista Ricardo Carvalho, que definia o projeto como uma reportagem biográfica. Após a morte repentina de Carvalho, em 2021, o livro foi concluído por Otávio Dias, também jornalista e filho do biografado.
A vida de José Carlos Dias, que defendeu centenas de presos políticos durante a ditadura militar e participou ativamente do processo de redemocratização, se mistura à história do Brasil desde 1960, quando ele ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, até hoje. São mais de 60 anos dedicados às causas da justiça, da liberdade e dos direitos humanos.
“Sem liberdade não vale a pena viver”, diz o advogado, que tem 85 anos e é membro da Comissão Arns, fundada em 2019 para resistir às tentativas de desmonte do Estado Democrático de Direito durante o governo de Jair Bolsonaro.
Um livro que faz justiça a quem se dedicou à Justiça*
Por Ricardo Kotscho
O jurista José Carlos Dias e o jornalista Ricardo Carvalho foram, acima de tudo, grandes parceiros nas lutas de resistência à ditadura e pela redemocratização do país. Tive o privilégio de me tornar amigo dos dois.
O livro sobre a vida e a obra de José Carlos Dias era o principal assunto do jornalista quando trabalhamos juntos no programa “Ricardão & Ricardinho”, nossos apelidos nas redações. Acompanhei este trabalho, capítulo por capítulo, e senti o entusiasmo do velho repórter ao contar passagens memoráveis do advogado que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.
Convivi por muitos anos com o incansável Dr. José Carlos na Comissão Justiça e Paz, sob o comando do cardeal do povo Dom Paulo Evaristo Arns e sua lugar-tenente, a centenária Margarida Genevois, e fui testemunha de muitas das histórias contadas neste livro, que faz justiça a quem tanto se dedicou à Justiça do nosso país, no seu escritório, nos tribunais e nos governos a que serviu, em especial nos momentos mais dramáticos da ditadura militar (1964-1985).
A morte repentina de Ricardo Carvalho em 2021, em pleno voo para concluir esta reportagem biográfica, como ele costumava dizer, pegou a todos nós de surpresa, mas não impediu que a história fosse concluída, graças a Otávio Dias, o filho jornalista do grande advogado, que se encarregou da tarefa.
Leia este livro, que não é de autoajuda, mas de alta ajuda para não perdemos a fé no futuro do nosso país, mesmo quando damos murros em ponta de faca. Toda luta vale a pena se a alma não é pequena, já dizia o poeta Fernando Pessoa.
*Texto da orelha do livro Democracia e liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos (Alameda)
Serviço
Livro: Democracia e Liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na luta pelos direitos humanos
Autores: Ricardo Carvalho e Otávio Dias
Editora: Alameda, 2024
Preço: R$ 89,00 (238 págs.)
Lançamento: 12 de dezembro de 2024, 19h, na Pasquale Cantina (Rua Girassol, 66, Vila Madalena, São Paulo)