Norberto Bobbio revisita o jusnaturalismo de Locke
Foto: Reprodução/ Acervo pessoal
Grupo Editorial Edipro, que possui o maior catálogo bobbiano do país, publica nova edição de “Locke e o Direito Natural”
Com o maior catálogo boobiano do Brasil, o Grupo Editorial Edipro anuncia o lançamento de Locke e o Direito Natural, de Norberto Bobbio, um dos mais renomados jusfilósofos do século 20. Ao todo, seis obras do autor foram publicadas pela casa editorial desde 2003.
Norberto Bobbio, conhecido por suas contribuições à filosofia política e aos direitos humanos, revisita as ideias de John Locke e explora a tessitura conceitual das teorias jusnaturalistas modernas, além de enriquecer o entendimento sobre as origens do direito natural e a sua influência no pensamento político.
Segundo o autor, Locke argumenta que todos os indivíduos têm direitos inalienáveis à vida, liberdade e propriedade, que existem independentemente das leis humanas.
Para ele, o governo deve ser formado por consentimento dos governados e sua principal função é proteger esses direitos naturais. Se falhar em protegê-los ou agir de forma opressiva, os cidadãos podem resistir e estabelecer um novo mandatário.
O fato é que, para Locke, a natureza não só deu ao homem o direto à vida, à liberdade e à propriedade, mas se comprouve em lhe conceder também o ulterior quarta faculdade […], que é de fazer justiça por si. (Locke e o Direito Natural, p. 12)
A obra, que conta com um prefácio de Gaetano Pecora e tradução de Luiz Sérgio Henriques, oferece uma reflexão crítica sobre as ideias de Locke e apresenta um panorama que ressoa ainda mais em tempos contemporâneos.
Conforme observa Pecora: “Pode ser considerado como releitura e revisão das obras políticas de Locke, com o propósito de evidenciar sua tessitura conceitual e de pô-las na história das teorias jusnaturalistas”.
Texto fundamental para estudantes de Direito compreenderem como a filosofia política influenciou a formação das democracias modernas e os princípios dos direitos humanos.
Ficha técnica
Título: Locke e o direito natural
Autor: Norberto Bobbio
Prefácio: Gaetano Pecora
Tradutor: Luiz Sérgio Henriques
Editora: Edipro
ISBN: 9786556600277
Edição: 1ª edição, 2024
Formato: 21×14 cm
Páginas: 240
Preço: R$ 65,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor
Norberto Bobbio (1909-2004), jusfilósofo italiano, destacou-se como “mestre do pensamento” do século XX. Autor de mais de 20 obras, foi figura influente na teoria política e direitos individuais, além de participar da Resistência italiana na Segunda Guerra. Nomeado senador vitalício em 1984, defendeu fervorosamente a democracia e faleceu em 2004, aos 95 anos.
Sobre a editora
O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.
Site: http://www.edipro.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/editoraedipro/