Metabase promove mesa-redonda com especialistas sobre direitos trabalhistas na Semana do Trabalhador

Fotos: Divulgação
Informe Sindical

Na programação da Semana do Trabalhador, o Sindicato Metabase de Itabira e da Região promoveu, nessa terça-feira (30), no auditório do UNIFuncesi, mesa-redonda com especialistas sobre as mudanças na legislação trabalhistas e seus efeitos no mundo do trabalho e na vida do trabalhador.

Participaram dos debates a advogada Patrícia Freitas e os advogados Leonardo Sette e Henrique Nery, juntamente com o presidente do Metabase, o sindicalista André Viana Madeira, que destacou a importância de um diálogo aberto e a troca de informações entre profissionais do direito e os representantes dos trabalhadores.

O evento foi realizado pelo Metabase em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e a Prefeitura de Itabira. Contou com o apoio do Instituto ITI, Anglo American, grupo Belmont, Serra Leste Mineração, Valenet, Bemisa, Positiva Mineração, Canaã Mineração, Funcesi e Vale.

Pauta

Mesa-redonda atualizou mudanças na legislação trabalhista, destacando o papel da Justiça do Trabalho

Foram discutidos temas atuais como a competência constitucional da Justiça do Trabalho, passando pelos desafios impostos pela inteligência artificial e os seus avanços tecnológicos – e que refletem nas complexidades do mundo do trabalho contemporâneo.

A insegurança jurídica e os conflitos entre instâncias superiores mostram que o direito do trabalho está em constante evolução, exigindo dos profissionais uma dedicação contínua ao estudo e à interpretação das leis.

O papel da OAB, ressaltado pela presidente da seccional de Itabira, a advogada Patrícia Freitas, assim como a responsabilidade social do sindicato foi enfatizada por André Viana.

Ambos reforçaram o papel dessas instituições na construção de um ambiente de trabalho justo e equitativo, assim como o comprometimento com o desenvolvimento social e democrático da sociedade brasileira.

Muito além de sua atuação nos tribunais, foi ressaltada o papel da advocacia, assim como dos sindicatos, na defesa e na promoção dos direitos trabalhistas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *