Itabira festeja o aniversário de Drummond com a abertura da terceira edição do Flitabira
O 3º Flitabira tem início nesta terça-feira (31), quando se comemora o aniversário de 121 anos de Carlos Drummond de Andrade, poeta, cronista e contista itabirano
Foto: Acervo IMS
A 3.ª edição do Flitabira leva à cidade mineira diferentes atrações, dentre elas nacionais, internacionais, regionais e infantojuvenis, para celebrar a obra epistolar do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade.
Nesta terça-feira (31), é o Dia D, quando se celebra o aniversário de 121 anos de nascimento do escritor, com a abertura do festival literário, que o homenageia há tres anos consecutivos.
O festrival tem extensa agenda presencial que será também exibida virtualmente, no YouTube do @flitabira. O tema central é “Arte, Literatura e Correspondências” – e segue até 5 de novembro.
Como o número 121 é um palíndromo – ou seja, pode ser lido da mesma forma da esquerda para a direita e vice-versa. Inspirado nesta coincidência, o Festival lançou o Concurso Nacional de Palíndromos CDA, o #desafiopalindromoCDA121, sob a curadoria de Leo Cunha e Ricardo Cambraia, experts no assunto.
Viola caipira
Como parte da programação, acontece também o I Festival Literário de Viola Caipira, mais uma homenagem ao autor de Viola de Bolso.
A rigor, o 3º Flitabira já acontece desde o dia 15, com a instalação, na praça do Areão, da exposição Portinari Negro. Essa é a segunda vez que Portinari vem a Itabira, sempre em diálogo com o amigo Drummond.
A primeira foi na primeira edição do Flitabira, com a exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, quando foram expostas, também na praça do Areão, 21 ilustrações de Portinari inspiradas no livro Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).
Para cada ilustração, Drummond escreveu um poema, uma combinação perfeita do “biscoito fino” do modernismo que itabiranos e visitantes conheceram na primeira edição do Flitabira, em 2021.
Toda programação do Flitabira é gratuita, graças ao patrocínio anual do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. E conta com apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.
A obra epistolar de Drummond
As correspondências de Carlos Drummond de Andrade com seus amigos são uma verdadeira obra-prima da literatura epistolar brasileira. O poeta mineiro tinha o hábito de trocar cartas com diversos colegas ao longo de sua vida.
Essas correspondências revelam muito sobre sua personalidade, seus pensamentos e suas relações pessoais, assuntos que surgiam e proporcionaram conversas sobre literatura, política, filosofia e temas cotidianos, sempre com muita inteligência e humor.
Circuito cultural do centro histórico
O Festival inaugura na cidade um circuito cultural no Centro Histórico, que começa na Praça do Centenário, onde fica a Casa de Drummond, contorna o quarteirão e continua, à direita, na Rua Major Paulo, onde vai vai ser montada a Gastronomia e coreto para a programação musical de viola caipira.
O ponto alto do Festival acontecerá no sábado (4), às 21h, quando a escritora Conceição Evaristo receberá o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, outorgado pela UBE – União Brasileira de Escritores –, seguido de mesa de debate com a Ministra Cármen Lúcia.
Para mais informações, visite o site do 3.º Flitabira: www.flitabira.com.br
Serviço
III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Praça do Centenário (Rua Maj. Lage, 121 – Centro Histórico)
Informações: www.flitabira.com.br
Acompanhe on line: https://www.youtube.com/@flitabira
Programação excelente!