Ex-vereador por sete mandatos, Zé Celso é homenageado na Câmara Municipal de Itabira
Fotos: Raíssa Meireles/ Ascom/CMI
Na sessão ordinária dessa terça-feira (15), foi lido o Requerimento nº 101/2023, de autoria do vereador Luciano Sobrinho (MDB), que requer o envio de Moção de Aplauso ao ex-vereador José Celso de Assis, em razão da sua marcante história na política de Itabira e nos movimentos sociais da cidade.
Durante a sessão, o presidente do legislativo, Heraldo Noronha (PTB), destacou a presença do homenageado e seus familiares. “Que Deus continue abençoando José Celso, que tem a vida pública marcada pela ajuda ao próximo’’, salientou.
O ex-vereador é também radialista e advogado. Após a conclusão do seu sétimo mandato consecutivo, Zé Celso decidiu não mais disputar a vereança.
Mas apoiou a candidatura do seu primeiro neto, o vereador Rodrigo “Diguerê” Alexandre Assis Silva (PTB), ele também advogado, que se elegeu, estando atualmente exercendo o seu terceiro mandato.
Ao fazer uso da tribuna da Câmara, em agradecimento pela homenagem, iniciativa do vereador Luciano Sobrinho, Zé Celso fez questão de frisar a importância da participação de sua esposa.
“Essa homenagem só é completa porque tenho comigo uma pessoa muito especial, a Diná, minha esposa, que abraçou comigo a vereança”, reconheceu o ex-vereador, que continua tendo atuação social pelo bem-estar das pessoas socialmente mais vulneráveis.
Herança atávica
Emocionado, o vereador Rodrigo “Diguerê” fez questão de frisar a influência do avô em sua formação política, para ele a sua maior referência de homem público.
“As minhas palavras são de gratidão pela sua vida e saúde”, disse o neto, reconhecendo de público a porta aberta pelo seu avô para que ele também ingressasse na vida pública. “Todos os dias venho procurando aplicar o que aprendi com o meu avô.”
Esse legado, segundo Diguerê, o faz ter mais responsabilidade ao conduzir o seu mandato. “O senhor fez muita diferença na minha vida e de muitas pessoas nesta cidade”, enfatizou.