Quem aposta que Marco Antônio não cumpre promessa de asfaltar estrada do Carmo para Ipoema vai dar com os burros n’água

No destaque, a secretária de Obras, Elaine Mendes, exalta a presença dos moradores da região prestigiando a assinatura da ordem de serviço da pavimentação asfáltica

Fotos: Ascom/PMI

Opositores do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) vinham apostando, como ainda muitos ainda mantém essa certeza, que em sua gestão o pequeno trecho, hoje de chão batido, entre os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, não será pavimentado antes da eleição municipal de outubro de 2024, o que seria mais uma promessa não cumprida a desgastar o atual governo.

Primeiro, a aposta dos oposicionistas era que a atual administração não daria conta de fazer o projeto executivo da obra, licitar e determinar o seu início a tempo de ser concluída. Essa foi a aposta de muitos conhecidos empreiteiros do município, que, inclusive, não participaram da licitação pública, vencida pela empresa Pavotec, de Belo Horizonte.

Nessa parte, já deram com os “burros n´água”. Tanto que a ordem de serviço para dar início às obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica foi assinada nesse sábado (29), em ato solene com toda pompa que o momento merece, na localidade de Duas Pontes, com grande presença de moradores dos dois distritos.

Licença ambiental 

A outra aposta é que a Prefeitura não teria, a tempo, a necessária licença ambiental para a sua execução. Pois segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, essa etapa já foi vencida, por meio de uma licença ambiental simplificada, por se tratar de intervenção de baixo impacto.

Para essa etapa, já foi obtido o Documento Autorizativo de Intervenção Ambiental (DAE), emitido pelo órgão ambiental estadual.

Por esse documento, serão adotadas medidas compensatórias e mitigadoras, para que se faça o alargamento e a pavimentação desse trecho. Fica assim a Prefeitura de Itabira autorizada a fazer a supressão à margem da estrada de parte da cobertura vegetal nativa para essa finalidade.

“As obras e demais intervenções não vão gerar grandes impactos ambientais, que serão mitigados ou compensados”, assegura Denes Lott, com base em estudos prévios de impactos ambientais.

Portanto, esse empecilho já não existe mais – e mãos à obra, que a população dos dois distritos, e mais a de Itambé, além dos inúmeros turistas que adentram para conhecer as belezas naturais desta região do Mato Dentro, nesta banda da Cordilheira do Espinhaço, agradecem. E o tal do agronegócio da região, penhoradamente, também agradece.

Investimento

Com investimento previsto R$ 54,4 milhões, obtidos de um financiamento maior de R$ 99 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), a Prefeitura de Itabira finalmente executará o asfaltamento desse trecho, que deveria ter sido pavimentado ainda no governo de Aécio Neves, o que complementaria a ligação asfáltica de Itambé do Mato Dentro com a capital mineira.

O prazo estimado para a sua execução é de 450 dias. E mesmo que esse prazo possa ser extrapolado, em decorrência das chuvas que chegam em outubro e vão até março, a conclusão das obras já está assegurada pela alocação de recursos, como também pelo contrato firmado com a empresa vencedora da licitação.

Marco Antonio Lage (ao microfone) salientou a importância da pavimentação para os moradores, turistas e produtores rurais: incremento importante para a economia local

Dimensão histórica

“Hoje é um dia muito importante para os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Toda mobilização que a gente vê aqui (na solenidade de assinatura da ordem de serviço) dá a exata dimensão do feito histórico que é o asfaltamento da estrada”, frisou a secretária municipal de Obras, Elaine Mendes (na foto em destaque).

Por seu lado, o prefeito Marco Antônio Lage salientou também a melhoria de qualidade de vida que o asfalto vai representar para os moradores que vivem às suas margens, pelo fim da poeira e pelo conforto que o asfalto proporciona a quem por ele transita.

“Estamos em uma das regiões mais bonitas de Minas Gerais, por onde passa uma estrada que contorna o Parque Estadual da Mata do Limoeiro”, destacou o prefeito, para quem a pavimentação asfáltica ampliará as oportunidades para o turismo, além do incremento das atividades rurais.

“O produtor rural contará com acesso melhorado para escoar a produção e fazer aquisições. É uma obra importante e necessária, que há décadas é aguardada pela população”, enfatizou o prefeito antes de assinar a ordem de serviço.

Segundo ele, a empresa responsável pelas obras já inicia nos próximos dias os trabalhos de preparação, com mobilização de trabalhadores, montagem de canteiro de obra, instalação de equipamentos e piquetagem.

A solenidade de assinatura contou com a presença do prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo Santos, e dos vices-prefeitos de Itambé do Mato Dentro, Newton Rogério Pena, e de Bom Jesus do Amparo, Vicente Ribeiro, além de vereadores itabiranos e secretários municipais.

Posts Similares

1 Comentário

  1. As perguntas que não podem calar:
    – Licença simplificada para zona de amortecimento de Unidade de Conservação de proteção integral?
    – Por se tratar de um ecossistema frágil e precioso para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade, não seria pertinente o EIA/RIMA?
    _ Por que a pressa para a execução da obra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *