Ipoema volta a ser palco de grandes eventos. Vem aí a sétima edição do Pulsar, na Cachoeira Alta
Texto e fotos:
Eduardo Cruz/Divulgação
Uma das maiores cenas da música eletrônica brasileira ainda segue “fora do radar”, mas sua força está maior do que nunca. Estou falando do Psytrance, estilo difundido no Brasil a partir da década de 1990, regado a muita psicodelia e contato com a natureza, com batidas aceleradas e uma filosofia própria, que une seu público e promove uma experiência diferenciada.
Este ano, como de costume, acontece mais uma vez um dos melhores festivais que se tem notícias no país – trata-se do Pulsar Festival que se encontra em sua sétima edição e como sempre trazendo novidades em sua line up.
A abertura do festival acontece no feriado de Corpus Christie, com abertura na quinta-feira (8), às 12h e o encerramento na segunda-feira (12), às 11:00h.
O Pulsar é um estado de espírito. Baseia-se nos princípios da Paz, Cultura, Arte, Meio Ambiente, Conhecimento, Educação e Amor. A ideia é criar um espaço nesse continuum do tempo em que as pessoas de lugares distintos possam convergir para experimentar uma realidade alternativa.
Um encontro dedicado a todos os espíritos jovens livres. O festival espelha as mudanças no universo através do desenvolvimento de uma experiência única que inclui apreciação da natureza, neo-tribalismo, música contemporânea, palestras e oficinas culturais, ambientais e inspiração de diversas formas de arte.
Pulsar é um lugar de encontro, onde a vida acontece. E pulsa. É um chamado para aqueles que escutam o coração, olha a vida com respeito à terra, às águas, às matas, aos animais, à humanidade, à toda criação.
A ideia é criar um espaço em que as pessoas de lugares distintos possam convergir para experimentar uma realidade alternativa, um encontro dedicado a todos os espíritos livres, uma celebração da intuição e da consciência. E nesse contexto foram criadas áreas para criar experiencias positivas para sua vivencia.
Confira:
Cosmic Stage
Sempre em buscas de novas descobertas, trazendo nomes diferentes do set internacional ou nacional, talentosos artistas apresentam a sua música eletrônica em busca de gêneros que sempre se faz presente no festival, e que de uma forma sutil as pessoas se sintam confortáveis na pista o tempo inteiro.
A seleção e a experiencia do som é uma busca constante de um desconhecido que pode surpreender. Assim é a line up e como o som é o mais importante, tem sempre alguém surpreendendo com novidades. A palavra da vez é a descoberta.
A pandemia suspendeu por dois anos o festival. Com isso também e após dois anos de caos e introspecção, a Cosmic Stage se desafiou a induzir aos pulsantes numa atmosfera lúdica e intrigante.
Técnicas e elementos contrastantes coexistem de forma singular num cenário que manifesta a polarização entre o real/imaginário, clássico/moderno, orgânico/industrializado e difuso/geométrico.
Presenças constantes na line up do Cosmic Stage estarão nomes como Alchemy circle, Atropp, Antonymos, entre outros. Todos aguardam você na pista.
Assim Bruno Azzalin define como o vórtex do encontro: “aqui a energia é gerada e reciclada incessantemente através da música e da dança”. As batidas intensas do psytrance dão ritmo, onde projetos de destaques no Brasil e no mundo se apresentam.
Quantum Stage
Sabedoria e cura também estão presente no festival. Carol Cristal coordenadora do Quantum Stage, fala sobre a primeira novidade deste ano. Trata-se do momento da sabedoria ancestral, momento de cura, com os povos originários dessa terra, contando com a presença de cinco irmãos do povo Yawanawa e do povo Shanewava. “Será um momento em que receberemos toda a sabedoria ancestral”, ela convida.
Quantum Stage é o espaço destinado às atividades holísticas, que são práticas não médicas onde predomina a busca do equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais. Isso se dá mediante a autoajuda e ao despertar da consciência do indivíduo, sobre o seu corpo e o papel que representa em seu meio através de terapias holísticas ou naturais.
Outra novidade é sobre a música do Quantum Stage. Nesse espaço, o set será transformado em portais ritualísticos onde o seu corpo é o grande templo. Mais de 20 terapêuticos se reúnem para proporcionar momento de autocuidado e energização, verdadeiros momentos de conexão espiritual e de cura.
Molecular Stage
Espaço para se ouvir um som para relaxar, descansar a cabeça e viajar. Também pode ser chamado de pista alternativa. É toda uma dimensão de sons e texturas.
Do psychill ao trip hop. São vários Djs levando música de qualidade. Nomes conhecidos estão sempre presentes, assim como Diogo Ramis, Lotus Tea Live, Guilas Live, Isadoser, Mapu, Cleber Macedo Chill Mode, e uma extensa lista.
Espaço Netuno
É o palco para marcas independentes destinado a pessoas que em meio a tanto desafios, e transformações dos últimos anos, decidiram empreender, atuando de forma ativa na esperança de um sistema diferente.
Sempre em busca de uma lógica de consumo mais consciente e cuidadoso, com produções em pequena escala e com produtos que tem alma, feito por pessoas. Nesse local souvenirs, lembranças, vestuário, e uma infinidades de presentes que podem ser adquiridos por quem visita o evento.
Espaço Lua
Um novo espaço que ancora e potencializa a energia Yin. Um lugar de acolhimento, dialogo, troca de saberes e experiencias vivenciais que visa gerar conexões, expansão e ampliar a expressão feminina no Pulsar.
Com programações abertas a todos interessados para gerar autoconhecimento, novos aprendizados, integração e transformações através de atividades que são realizadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.
Espaço Super Nova
O objetivo do Pulsar Festival é a mudança para um mundo melhor, baseado na ideia de que cada pessoa é uma parte ativa essencial para esta transformação.
É assim que o público poderá participar de palestras, debates sobre temas tão diversos como o Ativismo, Sustentabilidade, Ecologia, Autoconhecimento, Cultura alternativa, conhecimentos de Saúde natural.
E mais, são conhecimentos que transformam. Temas como permacultura, produção de cosméticos naturais, alimentação.
E também: agroecologia, universo CBD (cannabis medicinal), oficinas de artesanato, (re)conhecendo a potência do corpo feminino, Cineclube, são temas proposto por esse Espaço Super Nova.
Projeto “Sorriso que Pulsa”
Como sempre, o cuidado com o social é essencial. Trata-se do projeto “Sorriso que Pulsa”, de saúde bucal para as crianças da comunidade que necessitam e que não tem como receber o tratamento nos postos de saúde.
Com esse projeto, o Pulsar viabiliza tratamento odontológico e ao mesmo tempo ensina como cuidar da saúde bucal das crianças que vivem no entorno do festival. Psicólogos ministrarão palestras de diversos assuntos para as mães, orientando sobre saúde como um todo.
Noite de Gala
Faltando apenas poucos dias para o início do festival, Ipoema recebe mais uma vez o Pulsar Festival, com sua noite de gala, a ser realizada na noite de sexta-feira, quando as pessoas podem vivenciar a sua sexualidade, e rodas de conversa sobre violência contra a mulher e os ciclos sagrados feminino e masculino, maternidade, binarismo, entre outros.
Além disso, haverá a presença da Associação “Casa das Marias”, realizando diferentes ações dentro do festival, como por exemplo, um espaço de acolhimento para mulheres em situação vulnerável e também treinamento especifico para a equipe de segurança voltado para o público feminino, trans e não binário.
Tudo está sendo pensado para gerar um espaço de reconhecimento, respeito e fortalecimento da energia Yin, além de potencializar movimentos de autoconhecimento, consciência e transformação.
A Noite de Gala tem hora marcada para acontecer. Faça de sua vida uma obra de arte, na esperança de incentivar as pessoas a adicionar beleza ao mundo através da liberdade de ser e em prol de celebrar a autoexpressão, dar espaço à criatividade, à liberdade aos seus arquétipos.
O Pulsar abrirá a sua pista de dança para uma performance coletiva, quando todos os presentes estarão convidados a uma experiencia única de se transformar em uma nova versão ousada de si.
Uma incrível demonstração de criatividade e auto expressão humana que nasce quando há um espaço e liberdade para exercê-las. Junte-se ao Pulsar e transforme-se no que desejar ser na noite de sexta feira. O Dress Code será a liberdade de ser. Prepare o look.
Redução de Danos
O Projeto ResPire – redução de danos fecha a parceria com o festival Pulsar para promover informações sobre cuidados essenciais para os seus frequentadores.
Para isso haverá um espaço de acolhimento e informações que conta com profissionais especializados e preparado para receberem os pulsantes.
Focado no gerenciamento de riscos e redução de danos, estimulando o conhecimento, a reflexão e o autocuidado, disseminando informações sobre as consequências e os riscos relacionados ao uso de substancias psicoativas, uso de álcool e outras drogas.
O trabalho do coletivo ResPire é preconizado na Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas (2003), e respaldada pela portaria Nº1.059/GM DE 4 DE JULHO DE 2005, do Ministério da Saúde, tendo como objetivo o bem-estar dos indivíduos, respeitando as suas escolhas e a subjetividade sem preconceitos ou julgamentos morais.
Dicas e regras
A pulseira é o seu passaporte para o festival. Com ela você pode entrar e sair quando quiser. A perda e avaria implica no cancelamento de seu convite;
É expressamente proibido de fazer fogueiras ou acender churrasqueiras na área do festival;
A área de camping está demarcada como tal;
O horário de acesso à cachoeira é de 7 às 17 h;
O banho no poço da cachoeira central é proibido durante o evento devido ao risco altíssimo de afogamento;
Retorne com seu lixo produzido ou destine-o em locais apropriados (inclusive o lixo orgânico);
Não corte nem colete plantas (mudas, sementes, ou flores secas);
Não jogue lixo nos rios.
Mensagem de esperança
Janaina Sarzi, que é uma das produtoras do Pulsar Festival, deixa uma mensagem de gratidão e esperança a todos os pulsantes:
“Para nós do Pulsar, é fundamental que além do evento, do lazer, nosso encontro possa se tornar uma experiência positiva na vida de quem participa, transformar e conhecer diferentes níveis de consciência, e levar essa ‘bagagem’ para fora, para a sociedade e assim, transformamos pra melhor a realidade de um todo. Acreditamos no mundo melhor! E sempre será com esse propósito que continuaremos a nossa missão de fazer do mundo um lugar melhor”.
Serviço
Para adquirir o seu ingresso, acesse a página do Pulsar no Facebook :
PULSAR VII – Encontro de Arte, Cultura e Sustentabilidade – opção: ingressos shogtun.live
ingressos a partir de: R$580,00
Terceiro Lote – Meia Entrada. valor referente a meia entrada, válida somente com os documentos que garante a meia perante a lei ou a doação de 1kg de alimento não-perecível e/ou 1 agasalho na entrada do evento
valor total: R$ 638,00 (adicionar cupom de desconto)
Hospedagem em Ipoema
A fazenda onde situa a cachoeira Alta não dispõe de chalés, mas há algumas opções próximas ao festival, lembrando a todos que a organização do festival apenas recomenda e não se responsabiliza pelos possíveis acordos entre o público e as pousadas
Pousada Rancharia Bruaca (31) 97111-8080;
Pousada Maravilha Real (31) 98891-9106;
Pousada Ipoema (31) 98808-9294;
Pousada Venda de Cima (31) 98779-9294;
Pousada Pedra que Brilha (31) 98799-1576;
Pousada Tropeiro Real (31) 3833-9294;
Pousada Estrada do Rei (31) 3833-9117.
Além de área de camping no local do evento.