Admirável mundo novo nas escolas municipais de Itabira

Fotos: Ascom/PMI

Escolas do município recebem kit de robótica, com óculos virtuais, mesas digitais e equipamentos para os laboratórios de ciências

No esforço de melhorar a qualidade da educação em Itabira, que não está bem no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) de 2021, com média geral de 5,43 (5,5 Municipal e 6,5 Estadual), menor que os índices verificados em municípios do Vale de Jequitinhonha, a Prefeitura de Itabira investe para melhorar o ensino fundamental.

Além de assegurar o piso nacional aos professores da rede municipal de ensino em Itabira, de R$ 4.420,55 para jornada de até 40 horas semanais, a promessa é investir também na melhoria da infraestrutura das escolas municipais, com novos equipamentos.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação já adquiriu  kits de robótica, com óculos de realidade virtual, mesas educacionais digitais e equipamentos para os laboratórios de ciências que irão equipar as escolas municipais. O investimento foi superior a R$ 12 milhões.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, esses equipamentos de última geração já estão disponíveis nas escolas municipais do município.

“Professores e alunos serão preparados para trabalhar com este kit robótica, que vai abrir possibilidades de interação com todas as matérias”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que recebeu em seu gabinete, na quarta-feira (8), alunos do 6º ano do Colégio Municipal Professora Didi Andrade  para conhecerem os novos equipamentos de robótica.

“É uma nova forma de aprendizagem, lúdica, divertida, com equipamentos modernos que estarão disponíveis nas escolas públicas municipais para elevar o nível do ensino e garantir alunos mais preparados”, empolga o prefeito.

Estudantes da Escola Municipal Professora Didi Andrade com o prefeito, secretária de Educação, Laura Souza e professoras

Aprendizagem virtual

É o que espera também a professora de informática Michele Garcia Martins, que acompanhou os alunos na visita ao prefeito em seu gabinete. Com os novos equipamentos, ela espera despertar mais o interesse dos alunos no processo de aprendizagem.

“Podemos trabalhar o conteúdo de robótica e, transversalmente, outras disciplinas, o que vai facilitar a abordagem dos conteúdos”, afirma a professora.

O investimento na formação do professor, assim como de todo o corpo docente das escolas municipais, incluindo a melhoria da merenda escolar, a ampliação do tempo de permanência do aluno nas escolas, são partes constitutivas da proposta para melhorar a qualidade do ensino básico no município.

A expectativa é melhorar o IDEB de Itabira já nos próximos anos, o que refletirá em uma melhor preparação dos estudantes para prosseguirem em seus estudos e na formação profissional.

O IDEB é um indicador nacional da educação básica que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Apresentam os melhores resultados no Ideb os sistemas educacionais que alcançam as maiores taxa de aprovação e proficiência nas avaliações. É esse desempenho que se espera melhorar nos próximos anos em todas as escolas municipais de Itabira – e também nas estaduais.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *