Com boa parte do asfalto vencido, Prefeitura de Itabira dá início ao recapeamento no centro e bairros
Fotos: Ascom/PMI
Já há algum tempo se fala que, para acabar com os eternos buracos que assolam a vida de quem transita pelas ruas e avenidas de Itabira, só substituindo a antiga pavimentação asfáltica, uma “modernidade” que chegou à cidade com o ex-prefeito Daniel Grisolia na década de 1960.
Essa “modernidade” resultou também no lançamento do piche preto sobre calçadas de hematita, destruindo o patrimônio histórico que só Itabira dispunha, uma perda incomparável que até hoje é lamentada na cidade.
Daniel pagou, inclusive, dívida da prefeitura com a Vale, entregando as hematitas do centro histórico que foram subtraídas do povo itabirano, como se não fosse a mineradora que devesse a Itabira, uma dívida pelo visto impagável que só vai se acumulando.
Para saber mais, acesse aqui:
O engenheiro Danilo Mota, ex-secretário de Obras na administração de Li Guerra (1993-96), dizia que as operações tapa-buracos são meros paliativos, na maioria das vezes, dinheiro jogado fora, pois na próxima chuva a cratera volta a se abrir.
“Quando o asfalto fica parecendo pele de crocodilo, é sinal de que já está vencido e precisa ser substituído”, dizia o ex-secretário de Obras. É o que a Prefeitura começa a fazer neste ano na administração de Marco Antônio Lage (PSB).
Recapeamento
Pois bem, todo esse “nariz de cera” é para informar que o serviço de recapeamento de ruas e avenidas de Itabira chegou, nessa terça-feira (31), ao bairro Bethânia, mais precisamente nas ruas Fábio Pires e Galiléia, que serão totalmente revitalizadas.
Para a sua execução, foi preciso interditar a rua Fábio Pires até a rotatória da rua Galiléia, sentido bairro Amazonas, o que deve permanecer nessa condição até a sexta-feira (3), no horário de 7h às 17h. Motoristas podem fazer o desvio pelas ruas Antônio Félix Filho e Jason Bragança.
As linhas de ônibus 064 (Campestre/Unifei), 065 (Coopervale/CDI via AF) e 070 (Barreiro) estão com alteração em seus itinerários. Os ônibus estão sendo desviados da rua Galileia e estão circulando pelas ruas José de Alencar e Antônio Félix Filho, seguindo em direção à rua Jason Bragança, retornando o itinerário.
Mais obras
O recapeamento da avenida das Rosas, no bairro São Pedro, também prossegue. Com isso, até sexta-feira (10), a via fica interditada de 7h às 17h, nesse caso, para que sejam feitos reparos no canteiro central até próximo à entrada para o bairro Bela Vista.
Para o tráfego fluir, veículos leves que seguem sentido bairro podem acessar a rua das Margaridas. Já veículos pesados terão de fazer a rota via avenidas Cauê, João Soares da Silva e Carlos Drummond de Andrade (sentido Centro).
Haverá alteração no itinerário das linhas 015, 064 e 065, de acordo com o esquema seguinte:
– 015 (São Pedro/São Cristóvão): no sentido São Cristóvão, o itinerário seguirá normal; no sentido São Pedro será alterado para a rua das Margaridas, seguindo normalmente.
– 064 (Campestre/Unifei): no sentido Unifei, o itinerário seguirá normal; no sentido Campestre será alterado para rua das Margaridas, travessa das Rosas e avenida das Rosas, seguindo normalmente.
– 065 (Campestre/CDI via Bethânia): no sentido CDI, o itinerário seguirá normal; no sentido Campestre será alterado para a rua das Margaridas, seguindo normalmente.