Outubro Itabirano. Crônicas da Itabira do Matto-dentro Imperial – 1887 – Fundação do Partido Republicano da Itabira

Foto: Miguel Bréscia
Pesquisa: Cristina Silveira

Itabira, 25 de janeiro de 1887. Comunico-lhe com satisfação um notável acontecimento: a formação do Partido Republicano nesta cidade.

Convocada uma reunião pelos srs. drs. Serapião de Carvalho, ex-juiz municipal deste termo; Arthur Itabirano, advogado, Theophilo Lage, para o dia 23 do corrente, compareceram os republicanos desta cidade, fazendo-se representar por procuradores os cidadãos Guilherme Augusto Gonçalves e José Felippe da Costa Lage, Fernando Terceiro e José João Pimenta de Figueiredo.

O cidadão Alfredo Drummond declarou não poder comparecer por doente, mas aderindo à organização do Clube.

Naquela primeira reunião ficou assentada a organização do partido, sendo nomeada uma comissão, composta do dr. Arthur Itabirano, José Alves de Castilho, Francisco de Assis Gonçalves, Guilherme Augusto Gonçalves e Theophilo Lage, para redação dos estatutos.

Parece que não é muito diminuto o número dos republicanos, entre os quais contam-se o reverendo pároco Francisco Ângelo de Almeida e os distintos cidadãos João Alves de Castilho, João Alves dos Santos, Mariano Brandão de Mello e outros muitos.

Pretendem todos trabalhar pela República Federativa, essa ideia grandiosa que não morreu com os girondinos, mártires da Revolução Francesa.

Querem a república pela evolução; esperam que ela nos advirá pela propaganda pacifica na imprensa e na tribuna popular e sobretudo pela convicção que há de arraigar-se no espírito do povo de que só com a Republica poderemos ter a liberdade em todas as suas grandiosas manifestações.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *