Com investimento de R$ 10,3 milhões do SUS, Itabira está para virar polo macrorregional em tratamento de câncer no HNSD

Foto: Carlos Cruz

A contratação de empresa especializada para a construção e instalação dos equipamentos para o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) já foi autorizada pelo Governo Federal, que publicou aviso de licitação na segunda-feira (30).

O investimento é de R$ 10,3 milhões e será integralmente bancado pelo Sistema Único de Saúde, por meio do Ministério da Saúde. Com o Centro de Radioterapia, o hospital completa o tripé do tratamento contra o câncer no município, que hoje já conta com quimioterapia e cirurgia oncológica.

“Será uma conquista de Itabira para toda a nossa macrorregião”, antecipou o provedor do hospital, Márcio Antônio Labruna, em recente prestação de contas na Câmara Municipal de Itabira, ao pedir apoio dos vereadores para outros investimentos necessários na melhoria da estrutura hospitalar

Com a abertura do edital, até o dia 26 deste mês a direção do HNSD espera divulgar o resultado da licitação, para emitir a ordem de serviço e dar início às obras. A empresa vencedora da concorrência terá prazo de 15 dias para iniciar a execução, com previsão de conclusão das obras em 12 meses.

Alta complexidade

O futuro Centro de Radioterapia vai ocupar área de 1.200 metros quadrados, no estacionamento interno do HNSD, em frente à Hemodiálise. Contará com um bunker para abrigar o acelerador linear.

Trata-se de um equipamento que utiliza raios X de alta energia, que são aplicados ao tumor com a finalidade de destruir as células cancerígenas, preservando ao máximo os tecidos saudáveis ao redor. “O acelerador linear é um dos equipamentos mais utilizados no tratamento contra o câncer”, ressaltou Labruna.

Com o Centro de Radioterapia em funcionamento, o hospital passa a ser referência macrorregional no tratamento de câncer. “É um sonho antigo de Itabira que está para virar realidade e que vai beneficiar toda a nossa região.”

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) também exaltou a conquista do HNSD. ”Em Minas Gerais, somente Itabira teve a radioterapia autorizada neste programa de expansão do Ministério da Saúde. Isso fortalece o nosso município como polo em saúde ao ofertar mais serviços de alta complexidade.”

Licitação

As empresas com interesse em participar da licitação para a construção do Centro de Radioterapia já podem consultar o edital no seguinte link: http://www.comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/edital-250110-99-00015-2022.

Pelo edital, as empresas interessadas têm até o dia 21 para se inscrever.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *