Amigos de Itabira lamentam a morte do pianista Ian Guest
Foto: Érica Elke/Divulgação
Com profundo pesar, amigos itabiranos lamentam o falecimento, na noite de sábado (23), do pianista, compositor, arranjador e educador húngaro Ian Guest, aos 82 anos.
O pianista húngaro desde 1957 vivia no Brasil. Estava residindo em Tiradentes, depois de passar uma longa temporada morando em Ouro Preto/Mariana.
“Estou arrasada. Tive a sorte de me despedir dele na semana passada porque ele quis falar comigo. Ficamos mais de 1h no telefone e ontem entendi que foi uma despedida. Ele me deixou palavras simples boas de viver”, testemunha a amiga Giselle Dornellas Mendonça, que por diversas vezes o recebeu em sua residência em Itabira.
“Estou ainda não querendo acreditar na notícia da morte do Ian Guest. Conheci o Ian em Itabira, num Natal, quando ele foi visitar a nossa amiga Giselle Dornellas. Depois, estive algumas vezes na sua casa em Tiradentes/MG”, conta o artista plástico Genin Guerra, que o descreve como uma pessoa generosa, “que nos recebia com muita simplicidade”.
“A conversa rolava o dia inteiro. Ele contava muitas histórias da sua rica vida e tocava suas composições no velho piano. Eu voltava para casa alimentado da sua enorme sabedoria, que ficava processando por algum tempo. Ele foi um desses sábios que fazem a gente pensar”, recorda o artista itabirano. “Ian me deu a honra de escrever uma das apresentações do meu livro Álbum das Glórias Musicais.”
Bacharel em Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ian Guest foi também professor na Universidade de Música Popular Bituca, em Barbacena. Foi também professor de extensão na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte, e na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Para conhecer mais esse incrível músico, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Ll4kQP9i4vs