Itabira está para ganhar posto avançado da Hemominas de coleta de sangue

Foto: Adair Gomes/Hemominas

Uma demanda de muitos anos de doadores e autoridades em saúde está prestes a se concretizar em Itabira. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) assinou, nessa quarta-feira (16), termo de cooperação com plano de trabalho para que, finalmente, se instale na cidade um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de sangue.

O documento será encaminhado à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Fundação Hemominas) para dar continuidade ao processo de implantação do posto avançado de coleta de sangue.

O posto é uma necessidade para atender à demanda dos hospitais Carlos Chagas (HMCC) e Nossa Senhora das Dores (HNSD), como também dos doadores que precisam se deslocar até a capital mineira para fazer doações necessárias ao atendimento hospitalar de parentes ou memo por altruísmo.

 

Assinatura do termo de cooperação foi acompanhado pela secretária de Saúde, Luciana Sampaio, pela gerente-executiva do HMCC, Andréa Cabral, além do ereador Marcelino Guedes e representante da ONG Doe Vida, Haérica Aires Gonçalves (Foto: Ascom/PMI)

Macorregional

Com a assinatura do termo de cooperação, o prefeito atende uma indicação do vereador Marcelino Guedes (PSB). Segundo informa a assessoria de imprensa da Prefeitura, já existe recurso no orçamento municipal para instalar o posto avançado de coleta de sangue.

“O projeto está saindo do papel e entrando para a parte de realização. Além de todos os benefícios para a população, este é um importante passo para fazer da nossa cidade um macro polo de saúde pública na região”, considera o prefeito Marco Antônio Lage.

Atualmente os hospitais de Itabira já são referências no atendimento à população de 12 municípios, com cerca de 220 mil habitantes. Ao se tornar polo macrorregional, passam a atender toda área de referência da Gerência Regional de Saúde (GRS), com mais de 500 mil moradores.

Bolsas de sangue

Com o posto de coleta, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é coletar sangue de 2,4 mil doadores, com geração de mais de 1,9 mil bolsas de sangue por ano.

Pelo convênio proposto, a Fundação Hemominas será responsável pela coleta, além das atividades administrativas e técnico-científicas, necessárias para o funcionamento do banco de sangue no município.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *