Clube de Mães do Santa Ruth promove encontro, no fim de outubro, sobre empoderamento feminino inspirado na escritora Carolina de Jesus
No destaque, a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-77). – Foto: Reprodução
No aniversário do poeta, em 31 de outubro, Itabira se agita não só pela Flitabira, mas também com o workshop Antes da Fala, que terá abertura um dia antes, no domingo (30).
A proposta é debater temas importantes, visando dar visibilidade às mulheres itabiranas, voltados para o empreendedorismo local, criatividade, autocuidado e meio ambiente.
O workshop é uma realização do Clube de Mães do bairro Santa Ruth em parceria com a Associação dos Moradores Rurais da Microrregião do Rio Tanque (Amorita) e com a Universidade da Paz (Unipaz). Serão 12 horas de Práticas Integrativas Complementares e Estudo de Caso sobre a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-77).
Negra, catadora de papel e favelada, filha de pais analfabetos, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais. Só foi alfabetizada aos 7 anos e desenvolveu o gosto pela leitura. Após mudar para São Paulo, onde trabalhou como catadora de papel, passou a escrever registrando o cotidiano da favela em cadernos recolhidos nos lixões.
O objetivo do workshop é também fortalecer os laços comunitários entre os moradores do bairro Santa Ruth e da região do Rio Tanque.
Além disso, serão debatidos projetos que fomentem negócios sustentáveis em Itabira, tanto no perímetro urbano como também no meio rural, com a construção de formas consistentes de alavancar o potencial de inovação e diversidade.
De forma experimental, no sábado (30), entre 16:30h e 19:30h serão vendidos produtos das mulheres participantes, promovendo trocas e vislumbrando a implantação de uma pequena feira local.
A iniciativa é um piloto de dois projetos que estão em andamento desde início do ano: Mães Escritoras 50+ e o documentário 20 Carolinas. Todos os dois projetos são inspirados na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus.
A escritora Desirê Ferreira participará do workshop. Além de sua palestra, haverá também palestra da analista em Patrimônio Cultural e Ambiental, Maria das Dores Augusto e da cantora itabirana Rosária Costa. Elas dissertarão sobre os desafios de empreender na área criativa em Itabira.
Durante o evento serão recolhidas assinaturas em um abaixo-assinado solicitando à Câmara de Vereadores a instituição do Dia da Fonte, uma nascente localizada na Mata do Tibúrcio – e que precisa ser revitalizada e preservada pela comunidade local, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também do Serviço de Água e Esgoto (Saae) de Itabira.