Itabira realiza neste fim de semana o I Encontro de Comunidades de Resistência à Mineração
No destaque, caminhada do Grito dos Excluídos passando pelo bairro Nova Vista, impactado pela barragem do Pontal (Foto: Carlos Cruz)
Neste fim de semana (sábado e domingo), reúnem-se em Itabira, no ginásio esportivo do bairro Bela Vista (rua Joaquim Valadares esquina com avenida Bela Vista), representantes dos municípios minerados de Minas Gerais e também do país.
O I Encontro de Comunidades de Resistência à Mineração (ECRM) está sendo organizado pelo Comitê Popular dos Atingidos pela Mineração em Itabira e Região, com apoio da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale e também de outras organizações populares.
Segundo os organizadores, “serão dois dias de atividades com o objetivo de fortalecer a articulação dos atingidos e atingidas que sofrem os impactos da mineração predatória em diversos municípios de Minas Gerais e que lutam por dignidade e respeito à soberania dos povos sobre as águas e territórios”.
“Com a alta do preço do minério de ferro no mercado financeiro e após os crimes da Samarco/Vale/BHP, em 2015, nas bacias do Rio Doce – e da Vale, em 2019, do rio Paraopebas, as mineradoras têm intensificado o terrorismo de barragens como estratégia para apropriar novos territórios para seus negócios”, alertam os organizadores do encontro.
“Em Itabira dois bairros inteiros (Bela Vista e Nova Vista) estão ameaçados de expulsão devido ao risco do descomissionamento da barragem do Pontal, o que já aconteceu em Antônio Pereira (Ouro Preto), Mariana, Brumadinho, Socorro (Barão de Cocais), entre tantos outros territórios”, relacionam.
Para participar, Inscreva-se por meio do link: https://forms.gle/SZpJJEvqTKuMBSry7
Programação
I Encontro de Comunidades de Resistência à Mineração de Itabira-MG:
23/10 – sábado
Manhã, abertura às 9h
– Acolhimento e mística de abertura
– Falas de apresentação em plenária
Almoço
Tarde
– GT Juventude
– GT Direitos e advocacia popular
– GT Água (Meio Ambiente)
Noite
Cultural no centro da cidade (local à definir) – Tuani: exibição do documentário
24/10 – domingo
Manhã, abertura às 9h
– Plenária de encerramento
Tarde
– Toxitour por mirantes das barragens e cavas (número limitado de participantes)