João Pinheiro lidera ranking de acidentes no trânsito em Itabira

O ranking foi estabelecido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), com base em Registros de Eventos de Defesa Social (REDS), coletados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), além das informações fornecidas pela própria Transita.

A primeira via em número de acidentes é a avenida João Pinheiro, onde se observa trânsito de veículos mais intenso, comércio movimentado com compradores, sem passagens elevadas com sinalização para pedestres, o que certamente diminuiria o número de atropelamentos.

Sem novidades, as demais vias com maior número de acidentes refletem a mesma movimentação intensa, muitas vezes em vias estreitas, em diferentes centros comerciais da cidade.

É assim que em segundo lugar no ranking de acidentes vem a extensa avenida Humberto Campos, seguida da Daniel de Grisolia, Osório Sampaio, Cristina Gazire, Rosas, prefeito Virgilino Quintão, Mauro Ribeiro, João Soares da Silva, Carlos Drummond De Andrade, prefeito Li Guerra, Tabelião Waldemar Alvarenga Lage, Juca Machado.

Crescimento da frota

O aumento do número de acidentes reflete o crescimento da frota municipal. Em 2020 a frota local de veículos era de 64.476, o que dá um veículo para quase dois habitantes, se assim fossem distribuídos. Representa 63,2% a mais em relação ao número de veículos registrados no município em 2010. Isso sem contar os veículos de outras cidades que trafegam a serviço por aqui.

O resultado desse crescimento foi que em 2020 Itabira registrou 988 sinistros de trânsito, que provocaram 339 vítimas não fatais e três fatais.

Desses sinistros, 475 foram causados por falta de atenção, 53 por má visibilidade, 52 por derrapagem na pista, 27 por defeitos no veículo, 26 por não manter a distância de segurança e 25 por dirigir embriagado.

A faixa etária mais envolvida em acidentes com veículos em Itabira está entre 38 e 41 anos. E os homens são os mais envolvidos.

As informações constam do Caderno de Sinistros de Trânsito, editado pela Transita, referentes aos dados estatísticos registrados nos anos de 2019 e 2020.

A sua divulgação é parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. O caderno passa a ser divulgado semanalmente,

É tido como fundamental para a avaliação das ações e políticas de mobilidade e segurança. Permite avaliar e monitorar as metas da administração municipal para criar parâmetros de novas intervenções e projetos.

Saiba mais nos cadernos no site da Transita neste link: https://transita.itabira.mg.gov.br/principal

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *