Imunização de idosos avança em Itabira ainda no ritmo lento dos repasses de vacinas

Após os idosos acima de 89 anos receberem a segunda dose da vacina para imunizá-los contra o novo coronavírus (Sars-Cov2), nesta quarta-feira (10), já na sexta-feira (12) a campanha prossegue para os itabiranos e residentes no município com idade entre 83 e 84 anos. Na semana passada, a campanha atingiu os idosos de 85 a 88 anos.

Na segunda-feira (15) será a vez dos idosos de 81 e 82 anos,  com preferência para o sistema de drive thru, instalado no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no horário entre 9h e 16h30.

O calendário no município está confirmado até a terça-feira (16), data em que a população de 80 anos receberá a primeira dose do imunizante. A vacinação segue no ritmo lento, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde e com as doses recebidas por meio do governo de Minas Gerais.

Para ser imunizado, de acordo com a faixa etária, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caneta para assinatura do protocolo de recebimento da vacina.

A continuidade da campanha entre os idosos com idade abaixo de 80 anos, a Prefeitura ainda aguarda a remessa de novas doses de imunizantes. Tão logo cheguem, será divulgado o calendário para as diferentes faixas etárias.

Agendamento

Para os idosos que estão acamados, com dificuldades de locomoção, que não dispõem de veículos próprios, ou que por qualquer outro motivo não tenham sido imunizados na data programada para a faixa etária, devem entrar em contato com a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de sua região para agendar a aplicação da vacina.

Podem também entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e obter informações pelos telefones 3839-2680 e 3839-2600. Outras dúvidas sobre a campanha de vacinação em Itabira podem ser esclarecidas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.

Consórcio

Fila de veículos no estacionamento da Funcesi para imunização de idosos, conforme calendário da campanha de vacinação (Fotos: Eduardo Cruz)

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), já assinou documento para participar do consórcio público, instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o combate à Covid-19. O formulário foi enviado à entidade na terça-feira (2).

A participação de Itabira no consórcio já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em reunião virtual, na terça-feira (9), confirmada em reunião extraordinária nesta quarta-feira. O prazo para a instalação do consórcio está previsto para segunda-feira (22).

“A vacinação das pessoas é imprescindível até para sair desse momento delicado que estamos vivendo com fechamento de comércios”, assim justificou o vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB) a urgência da Câmara na aprovação da participação do município no consórcio.

A compra das vacinas pelos municípios foi o meio encontrado para dar celeridade à imunização, uma vez que tem sido insuficiente o repasse pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

A proposta do consórcio é complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI), que não tem conseguido suprir a demanda nacional, oferecendo suporte aos municípios na aquisição de imunizantes.

Pelo balanço do consórcio de veículos de imprensa, até essa terça-feira, apenas 8,7 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número representa 4,13% da população brasileira.

A formação do consórcio público vai facilitar aos municípios negociarem imunizantes em maior escala, obtendo melhores preços, prazos e condições contratuais.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *