Conceição do Mato Dentro ganha a primeira estação de Mountain Bike do Brasil, projeto do itabirano Ticorico
Começou a contagem regressiva para a inauguração da primeira Estação de Mountain Bike do Brasil, no município de Conceição do Mato Dentro (MG). Em fase final de instalação, a infraestrutura será a maior do país de apoio ao turista biker.
Ainda não é possível fixar a data de abertura, que depende de decreto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas a população já abraçou a iniciativa. Leia também aqui.
“Estamos assistindo a uma transformação muito positiva, com o aumento no número de ciclistas na cidade, o que significa mais saúde e melhor qualidade de vida, além da geração de renda”, comemora o idealizador do projeto, o itabirano Antônio Gonçalves, o Ticorico, um dos pioneiros do mountain bike no Brasil.
Segundo ele, as perspectivas são tão promissoras que já se pensa na inclusão de novos distritos e rotas em Conceição do Mato Dentro, além de levar a iniciativa para outros municípios, como Itabira (MG), sua cidade natal.
Criado com o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável da região por meio do mountain bike, o projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na gestão de José Fernando Aparecido de Oliveira, e a Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo.
A empresa alocou recursos para a instalação da Bikestation, que funciona como uma estação de esqui, proporcionando ao turista biker toda a estrutura e segurança necessárias para a melhor experiência.
Atrativos
Localizada a 167 quilômetros de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro é conhecida como a Capital Mineira do Ecoturismo, por suas montanhas, trilhas e águas, entre elas a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta queda d’água de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil.
“É um lugar muito bacana para pedalar”, atesta Ticorico, baseado em sua experiência em participações em travessias na Alemanha, Áustria, Itália e Suíça.
A seguir, o que o turista biker terá à sua disposição na Bikestation de Conceição do Mato Dentro, gratuitamente:
- mesas para lanche;
- áreas de encontro (meeting points);
- estacionamentos;
- lavador de bicicleta (bikewash);
- quatro postes com energia solar, com duas tomadas comuns e duas entradas para USB, para recarga de bikes elétricas, celulares, computadores etc, instalados em pontos estratégicos e seguros da rota;
- marcos, placas e totens;
- informações diversas, em português e inglês, como perfil da trilha, tempo gasto estimado, gráfico com altimetria, grau de dificuldade, atrativos, dicas de alongamento e localização do Pronto Socorro mais próximo;
- material gráfico sueco, de fácil limpeza e altamente resistente a fogo, pichação e atos de vandalismo.
Mais informações:
Antônio Gonçalves (Ticorico) – (31) 99506-8265 – antonioticorico@gmail.com
Parabéns Ticorico pela tua iniciativa .Exemplo pra outras cidades a ser seguido.
Que bela iniciativa, que isso sirva de exemplo para muitos outros municípios parabéns a todos que estão envolvidos direto e indiretamente
Realidade que virou um sonho!
Parabéns,toda cidade turística já deveria ter isso,mas como depende de quem gosta está no lugar certo da administração municipal, para alavancar o turismo